Chegou o momento da compra daquele seu primeiro imóvel tão sonhado, mas você sabe que trilha seguir? Neste guia prático e certeiro de 6 passos te damos o caminho das pedras…ou melhor, tiramos elas do teu caminho!
Afinal são muitos os detalhes dos quais, se você não tomar o devido cuidado, pode entrar numa grande cilada.
Caso esteja atrás de uma compra de imóvel “redondinha”, você chegou ao lugar certo! Assim sendo, vamos ao que interessa:
1- Casa ou apartamento? Oh dúvida cruel!
Antes de mais nada é recomendável decidir que tipo de imóvel você quer comprar. Se você é do tipo de pessoa mais minimalista, que não tem muito apego a objetos, com família pequena ou que mora só e que prima pela segurança, talvez a opção mais acertada seja por um apartamento.
Por outro lado, a opção de uma casa pode ser interessante caso você tenha crianças, família mais numerosa e pets. Mas, apartamentos com mais de um quarto e áreas comuns grandes, com direito a academia e playground podem também suprir as necessidades de uma grande família.
Outro fator que deve ser tomado em consideração é a faixa de valores que você quer gastar com um imóvel. Para definir isso, vamos antes para o segundo passo.
2- Chegou a hora de escolher a localização do seu imóvel
Você sabe em qual região ou bairro da cidade quer que o seu imóvel esteja localizado? Se sim, já tem boa parte do caminho andado. Já que isso pode definir várias coisas, entre elas o valor do imóvel e outras, como se ele será novo ou usado.
Mas, se este não é o seu caso, e ainda está em dúvida de onde encontrar o seu tão sonhado “novo lar” você tem algumas opções como por exemplo pesquisar sobre diferentes regiões e bairros da cidade. Uma dica é entrar em associações de amigos do bairro de diferentes locais e perguntar aos moradores vantagens e desvantagens de morar na região.
No entanto, vc já pensou em consultar um corretor de sua confiança para fazer a pesquisa do imóvel para você? É uma dica prática, mas saiba de antemão que eles costumam cobrar taxas em cima do valor do imóvel a ser adquirido (que em média gira em torno dos 5 a 6% do valor do imóvel).
3- Imóvel novo ou usado?
Outra questão importante de decidir é se você quer comprar um primeiro imóvel novo ou usado. No caso de apartamentos, os comprados na planta costumam ter um abatimento no valor em relação aos já terminados e prontos para morar.
No caso de um imóvel usado, vários detalhes devem ser levados em conta como por exemplo:
- que a papelada da venda esteja em ordem (é bom verificar se o imóvel não apresenta problemas judiciários, se não faz parte de algum inventário, etc.),
- conferir a situação física do imóvel é também muito importante (se há registro de umidade nos tetos e paredes, verificar o encanamento, eletricidade etc.)
- Verifique também se a região onde você pretende comprar é sujeita a enchentes.
Imóveis novos também precisam de alguma atenção especial referente à construtora que comercializa a casa ou apartamento (em caso de apartamentos comprados na planta). Uma dica a ser levada em conta é averiguar se esta tem registro de queixas junto ao Procon ou no site reclameaqui.
4- Até quanto você pode investir?
Chegamos a uma questão primordial que poderá te ajudar na hora de pesquisar imóveis à venda.
Em sites como quintoandar, vivareal, imovelweb e olx, entre outros, você pode pesquisar com base em quanto você quer gastar. Assim como também a localização, se o imóvel é novo ou usado e outras características mais, como metragem dele, por exemplo.
E claro, saber as condições de pagamento: quanto você tem disponível para dar de entrada e pagar parcelas, calcular os juros destas e ver até que ponto compensa comprar sob estas condições. Ou senão esperar um tempo para você se capitalizar e negociar com o proprietário um pagamento menor, mas à vista.
PRESTE ATENÇÃO NISTO! Na compra de apartamentos prontos para morar muitas vezes o apartamento vem com piso de baixa qualidade e em boa parte dos casos, desagrada o cliente. Portanto é bom contar com esse gasto a mais!
Se ainda não pensou na vizinhança, aqui vai o quinto passo a seguir:
5- A vizinhança é “de boa”?
Saber como é a vizinhança é outro ponto que não pode ser passado desapercebido. Afinal, se você procura paz e tranquilidade é claro que evitará locais onde morem estudantes universitários, por exemplo.
Ou, se busca agitação, talvez locais perto de universidades seja o seu “alvo”. Tudo depende do seu perfil. Portanto, é bom investigar como são os vizinhos e ver se eles se adequam à sua forma de ser e fazer uma boa compra do seu primeiro imóvel!
“Chegamos ao fim da caminhada!”
6- Finalmente chegou o dia da compra do seu primeiro imóvel!
É importante que você preste bastante atenção às “letras miúdas” dos contratos e não deixe passar nenhum detalhe antes de assinar qualquer documento. Uma dica é – se possível – mostrar este a um advogado imobiliário, que poderá te dar instruções e tirar dúvidas antecipadamente.
Contrate um escrevente de sua confiança para cuidar de toda a papelada de Cartório.
E uma vez com as chaves em mãos, agora é só aproveitar o seu novo imóvel! Bora curtir e boa sorte!